2014-10-27 13:39:39 (UTC+02:00) Harare, Pretoria
Como atrair sucessos para a nossa vida?
Por Paula Ferreira
Num artigo anterior passei a minha experiência e as minhas reflexões sobre “Como viver bem”. Continuando no tema gostaria agora de reflectir sobre a atitude e comportamento das pessoas perante a adversidade. Como atrair sucessos para a nossa vida?
Ao longo da nossa vida é vulgar vivermos momentos de sucesso no amor, na escola, no trabalho, no negócio e perdermos logo de seguida o que consquistámos e aí vêm as tristezas, as depressões, a melancolia de termos perdido a nossa única chance de ser felizes. No entanto, tarde ou cedo surge uma nova oportunidade, um novo amor, um novo sucesso, uma nova alegria e... tudo se repete novamente. É assim com toda a gente! Uns com mais alegrias, outros com mais tristezas.
Se é assim e todos sabemos que é assim que tudo acontece, porque perder demasiado tempo com tristezas e depressões? Porque pensar a cada adversidade ou contrariedade que essa, foi a última chance na nossa vida de ser felizes? É o que pensamos, geralmente. Porque olhar para trás e lamentar o que foi perdido e não olhar para a frente procurando corrigir os erros e procurar novas oportunidades de ser feliz e ter sucesso? Esta é a tese do copo com água pela metade. Para os optimistas ele está meio cheio, para os pessimistas ele está meio vazio.
É natural que no momento da adversidade se abata sobre nós alguma tristeza, somos humanos, temos sentimentos, mas o nosso racionalismo deve-nos dizer que não foi a nossa última chance e quanto mais tempo ficarmos a olhar para trás, mais nos distanciamos da nova oportunidade de obter sucesso e ser felizes. É preciso acreditar que o futuro tem o potencial necessário para nos trazer sempre coisas boas, para que elas aconteçam. Isso só depende de nós, da nossa atitude perante a vida. O tempo que se perde na lamentação, na crítica destrutiva é o tempo que estamos perdendo na procura de novas oportunidades. O tempo não volta para trás!... Cada minuto que passa, é passado, não volta mais!
Para encontrarmos a felicidade e obtermos sucesso na vida é preciso encontrarmos um sentido para ela. E é preciso também que nos definamos: Quem somos? Donde viemos? Para onde vamos? O que queremos? É esta necessária procura de respostas que nos leva por vários caminhos desde a espiritualidade à ciência e acaba sempre num denominador comum: encontrar a felicidade, viver bem o tempo que temos, que não é muito. Cada um tem o seu conceito de felicidade, cada um tem os seus sonhos, as suas ambições. No entanto, cada um pode ser feliz se consegue descobrir o caminho da sua própria evolução.
Porquê a evolução? Por que essa é a razão da vida. O nosso objectivo final na vida deverá ser procurarmos evoluir como ser humano, em toda a sua magnitude, procurando ser melhores que os nossos pais, melhores que os nossos professores. Melhores na partilha, melhores no amor, melhores no conhecimento, melhores no respeito, melhores em tudo que contribua para o bem-estar da sociedade em que vivemos. Só assim a vida vale a pena ser vivida.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original", Albert Einstein
|
|