Folha de Maputo
2015-04-06 13:04:02 (UTC+02:00) Harare, Pretoria

Dhlakama confirma ataques dos seus homens em Gaza

O Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, confirmou no sábado, na Beira, a informação divulgada na semana passada pela Polícia da República de Moçambique (PRM) segundo a qual cerca de 100 homens armados do ex-movimento rebelde atacaram na passada quinta-feira, por volta das 14.00 horas, uma posição das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) próximo da Lagoa Mpunze, no posto administrativo de Nalazi, distrito de Guijá, em Gaza, sem, contudo, provocar vítimas humanas.

Afonso Dhlakama disse citado pelo Notícias, que naquele mesmo dia foi também desencadeado o segundo ataque na mesma região, atribuindo, porém, todo o protagonismo às FADM, numa alegada perseguição aos seus homens armados.

“A Renamo não atacou, mas foi bombardeada na quinta-feira, em Guijá, no posto administrativo de Nalazi, que dista 80 quilómetros de Xai-Xai, por militares que saíram de Maputo, e, felizmente, os obuses não entraram na base. Usaram metralhadoras e morteiros de 60 milímetros e até dispararam armas ligeiras”, alegou Dhlakama.

Acrescentou estar em contacto com o brigadeiro da Renamo que disse estar bem de saúde, no comando do seu contingente no terreno.

“Outros (militares da Renamo) saíram do sítio para outro lugar, por razões de segurança, e hoje (sábado) eles voltaram a ser bombardeados por morteiros de 82 milímetros, pelas FADM”, declarou Dhlakama, alegando posteriormente ter pedido calma aos seus homens, anunciando que sábado ou domingo usaria canais próprios para fazer chegar o assunto ao Presidente da República, Filipe Nyusi, para apelar ao fim da incursão armada das FADM, antes que os comandos da Renamo comecem a desobedecer-lhe.
 Dhlakama confirma ataques dos seus homens em Gaza
folha de maputo notícias rádio super fm Find more about Weather in Maputo, MZ